Assisti ao filme “Paris, Texas”, em 1986, no Cine Belas Artes. Saí do cinema, era final da tarde, horário de verão, fui para casa com uma sensação de que a vida se tornara muito, mas muito mais ampla do que o que eu tinha vivido até aquele momento. Fiquei impactada com o universo que o filme me apresentou, um momento existencial pairou sobre mim e me impulsionou a uma mudança muito sutil na vida.
Demorou, mas na década de 90 eu comecei a estudar cinema. Meu primeiro trabalho foi como produtora de objetos no curta “Pedro e Senhor”. Tempo depois fui trabalhar na Buriti Filmes para fazer o Bicho de Sete Cabeças, que foi minha real faculdade. Muito aprendizado, novos horizontes e contentamentos. A partir daí, experimentei várias funções na produção, assistência de direção, pequenas experiências como diretora e montadora, queria aprender mais. Com a Gullane Filmes tive o privilégio de participar da produção do longa Carandiru e do Terra Vermelha.
Passei um tempo fora, onde fiz meu primeiro e único documentário média “Another Side of Three Sided Whole”, uma viagem no deserto do Novo México. Depois disto voltei e aí mergulhei totalmente na produção, trabalhei em longas na executiva, lançamento, direção de produção, licenciamentos. Circulei em várias produtoras como Trattoria Filmes, Coração da Selva, Maria Bonita, BossaNovaFilms, MMTV, Elástica Filmes. Fui curadora no Amazonas Film Festival a convite da Le Public System e foi uma rica experiência com a empresa produtora francesa.
Projetos tão bacanas: O Piano Que Conversa, Tropicália, Maria – Não se esqueça que venho dos trópicos, Insustentáveis, Alcance dos Sentidos, Gigantes do Brasil, O Signo da Cidade, 3% – o piloto, e no meio disto tudo comecei a refletir como juntar três coisas que considero preciosas: audiovisual, consciência e meio ambiente, então criei a Cinema Verde com o objetivo de minimizar o impacto ambiental nas produções.
Parceria é algo que valorizo muito, então para continuar, desde 2017 estou com amigas queridas no coletivo c/as4atro para fazer mais parcerias com pessoas e projetos incríveis, como tem sido minha experiência, que só amplia.